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Pesquisa – O “P” de Marketing que vem antes de tudo!

É excelente o nível de profundidade alcançado em pesquisas de Grupo-Foco.

Parece incrível, como se faz Marketing aqui no Brasil e se investe grandes quantidades de dinheiro sem uma Pesquisa aprofundada, planejada e bem discutida. Médias e Grandes empresas, na sua maioria, ainda não possuem em seu orçamento anual um bom valor para Pesquisa de Marketing. As decisões ainda são bastante embasadas em opiniões particulares de proprietários ou alguma autoridade interna que impõe seu conhecimento e “experiência do mercado”. Quanto desperdício de dinheiro!


Quando há divergências fortes sobre opiniões internas e a campanha está praticamente pronta, então se contrata uma empresa de pesquisa às pressas para que confirmem ou não suas teses. Às vezes, o briefing da pesquisa é engraçado. É a própria opinião deles a ser investigada e não há curiosidade por se encontrar algo novo. Alguns contratantes de pesquisa dificilmente estão preparados para descobrir informações que os contrarie totalmente ou quebre seus paradigmas.


Sabendo disto, algumas empresas pesquisadoras possuem moderadores bem políticos quanto a estes choques de opinião interna. Nos relatórios de Pesquisa, algumas preciosidades costumam constar escondidas, sem destaque, por trás de um Comentário transcrito de um Participante. Se for algo muito revelador, há quem possa questionar no contratante o próprio Participante como fora do perfil do consumidor da empresa. – “Este não é nosso cliente”.


Em alguns Grupo-Foco, o que tenho visto são reuniões onde o moderador geralmente, segue um questionário amplo, genérico, com muitas perguntas e o leva adiante, apressado pelo relógio. Do outro lado do espelho, dispersos ouvintes, comendo salgadinhos, deixam passar algumas Pérolas de Conhecimento.

Para se aprimorar o sistema de pesquisa de Grupo-Foco, visando conhecer desejos implícitos dos consumidores, que se descobertos poderão gerar o estabelecimento de um novo produto, de uma nova linha de comunicação ou até uma Vantagem Competitiva Duradoura.


Prefiro os especialistas da empresa presentes na sala, junto ao Grupo desde o início para ir respondendo naturalmente e para que ouçam melhor. Outra divergência é quanto à sala, prefiro as normais sem ninguém atrás do espelho. O espelho deixa alguns participantes intrigados, principalmente quando o produto ou serviço pesquisado envolva alguma polêmica. Os participantes da empresa devem evitar se defender ou contrariar os participantes, apenas responder quando perguntados diretamente.


Pesquisa de Marketing

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