Oceano Azul ou Lago Vermelho?
- Alvaro Votta
- 4 de jun.
- 1 min de leitura

O cenário competitivo em seu segmento e nicho de mercado, está saturado de concorrentes puxando o preço e a qualidade para baixo, em um lago pequeno e sangrento?
Ou há como achar um espaço maior para um novo posicionamento e crescimento através de uma nova Proposta de Valor?
Esta é a pergunta de muitos empresários atualmente. Teste rapidamente e verifique quantos dos pontos abaixo se incluem em sua realidade:
Lago Vermelho
Estamos tentando faz tempo e parece que estamos à deriva.
Começam a "assobiar" que no mercado todos estão reclamando. É geral.
A sensação é de estar numa corrida de sacos ou patinando na lama.
Nosso financeiro está captando dinheiro e aumentando a dívida para pagar as despesas fixas.
Os concorrentes vencem as disputas e vendem pela metade do preço. Virou commodity.
No fechamento do mês. Silêncio. Cada um fazendo o seu. Visão de dentro para fora. Melhor baixar os custos.
Oceano Azul
Estamos nos reinventando e avançando em um espaço inexplorado. Expandindo fronteiras. Indo além.
As vendas e lucros são sustentáveis e crescem mensalmente. Bico do avião levantado.
Há motivação de todos de vendas, estão focados e acreditam até o último momento.
Os clientes admiram nossa marca, o valor dos seus atributos e as novas experiências propostas.
Ao invés de concorrentes, nichos alternativos. Visão de fora para dentro.
O ambiente de aprendizado é contínuo e coletivo. Comprometidos para captar novas demandas.
Como mudar a atual situação? Vamos seguir realizando novos movimentos estratégicos e nos diferenciando?