Um vendedor nasce pronto ou é possível desenvolver um águia?
- Alvaro Votta

- 12 de ago.
- 1 min de leitura
Atualizado: 26 de ago.

Cada profissional de vendas é único, com seus próprios desafios, virtudes e estilo de comunicação.
Alguns até podem parecer ser "um vendedor nato", mas acreditamos que qualquer pessoa possa ser desenvolvida e capacitada para se tornar um águia de vendas, um campeão de relacionamento humano que se destaque em qualquer segmento de mercado.
O segredo está no estudo, vontade de evoluir e uma mentoria para desenvolvimento das principais virtudes potenciais, respeitando seu momento atual.
O psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky chamou este conceito de ZDP - Zona de Desenvolvimento Proximal, ou seja, cada um está em um estágio e pode se desenvolver para o próximo, com acompanhamento de um mentor de vendas.
Sessões individuais de mentoria permitem identificar as virtudes, os vícios e traçar um plano individualizado para iniciar o desenvolvimento para o próximo estágio, ao invés da adoção de treinamentos de vendas em grupo, massivos ou genéricos.
A melhoria ocorre a cada visita, a cada relacionamento, o vendedor aprende algo novo ao anotar suas experiências: objeções, argumentos que funcionaram, erros cometidos.
Um especialista em vendas precisará de pelo menos 1.000 abordagens para dominar os fundamentos. Já um mestre em vendas, um águia, ultrapassará as 10.000 abordagens e continuará aprendendo.
Vender exige muita técnica e desenvolvimento, estratégia, mentoria e estudo. Transforme cada relacionamento e experiência de abordagem em um exercício e poderá ser um águia, sim.



