Como se tornar um Gerente de Vendas de destaque?
- Alvaro Votta

- 9 de set.
- 2 min de leitura
O Gerente de Vendas é o principal responsável por executar os projetos estratégicos do PEC - Plano Estratégico Comercial, devendo cumprir com os objetivos da empresa para atingir a satisfação dos clientes e steakholders.

Uma função vital é a de manter o time comercial unido e motivado, assim como toda a empresa integrada à área comercial, conduzindo vários elos de energia dentro da empresa, sendo seu comportamento sempre otimista e motivador.
Destacam-se entre as principais funções do Líder comercial as mencionadas abaixo:
Colaborar com o desenvolvimento das forças de persuasão e negociação de cada um do time. A função de professorado nestas principais etapas da venda colabora com seu estilo de líder coach.
Cuidadoso com uma comunicação diária fluida e democrática através dos melhores relatos de campo, que funcionam como estímulo e voz dos clientes e representantes para todas as áreas. Um comunicador.
Praticar o vendedorismo, gerindo seu tempo e estimulando a todos que reservem um horário fundamental para desenvolver novos projetos, visitas e planos voltados para um dinheiro novo.
Colaborar com o desenvolvimento de planos de ações visando a fidelidade de todos os clientes, estimulando a pesquisa e conhecimento de detalhes do contexto de cada um.
Coordenar a elaboração de trabalhos especiais para apresentar às contas-chave prospects (TCC) visando realizar uma proposta diferenciada em relação aos concorrentes, para ampliar chance de conversão.
Fazer e facilitar a articulação das táticas de marketing para que sejam potencializadas por vendas, aproveitando o potencial criativo na geração de ideias, sabendo aproveitar todos do time para inovar.
Viver a venda, conferindo os principais indicadores de vendas (KPIs) e realizando o PDCA como hábito de se antecipar a problemas, saber pesquisá-los a fundo, para aprender e extrair reações bem ponderadas.
Um Gerente de Vendas de destaque é superador de metas, excepcional em relacionamento humano e líder ouvinte. Um águia que estimula todas as áreas da empresa e principalmente os clientes, que passam a defender a marca.



