top of page

Sobreviver ou Desenvolver. Qual a melhor postura estratégica a adotar para sua empresa?

Olhar o médio prazo e investir em projetos estruturais ou tomar decisões imediatas saneadoras e congelar projetos? 


  1. Se seus pontos fracos superam muito os fortes e há mais ameaças do que oportunidades, além do fôlego financeiro ter acabado, sim a postura é Sobreviver.

  2. Se o pior já passou, as oportunidades entusiasmam e se os pontos fortes superam os fracos, quem sabe é hora de estabelecer um PEC - Plano Estratégico Comercial para desenvolver sua empresa.


Faça uma avaliação olhando 4 vetores para poder chegar na decisão: Sobreviver ou Desenvolver?


Vetor 1 - Unidades de negócios ou Canais de Vendas

É possível avaliar sua empresa de uma forma segmentada? O DRE gerencial e a Gestão Operacional estão organizados por três ou mais unidades de negócios autônomas, como se fossem empresas independentes dentro da sua corporação? Se positivo, qual unidade/canal deve ser desenvolvida e qual ser saneada?


Vetor 2 - Mix atual de produtos

Quem são os produtos "vaca leiteira" de lucros? Para responder, os cálculos estão baseados nos custos diretos bem atualizados e consideram só o variável bem definido ou embute algum rateio de despesa fixa que pode distorcer a análise? Os produtos vaca leiteira sobrevivem na concorrência predatória no lago vermelho ou existem produtos de margem boa "esquecidos" sem foco de vendas, a desenvolver em um oceano azul?


Vetor 3 - Aprofundar no segmento ou diversificar em nichos?

Em seu segmento principal , há espaço para pesquisar o usuário, inovar com DT - Design Thinking e então lançar novos produtos de valor agregado para sobreviver.

Ou melhor ter finalmente coragem para diversificar "de vez", sem perder o foco no segmento atual, e desenvolver a empresa, saindo da "casinha do que sei fazer"? 


Vetor 4 - Vantagem Competitiva

A alta tecnologia está disponível, dentro da empresa, com um projeto específico articulado entre os gestores para permitir ganhos de escala em todos os principais processos e desenvolver vantagens lá fora? Ou haverá medo em mudar os processos atuais por falta de arrojo e sinergia entre os gestores?


Então vamos lá: sobreviver nos próximos 2 anos ou desenvolver já a empresa? Decisões de hoje serão lembradas no amanhã.

 
 
bottom of page